O uso da realidade virtual na sala de aula motiva a aprendizagem diferenciada e o ensino mais criativo. Assim está acontecendo nas aulas de arte da Escola de Ensino Médio Mata Fria (Afonso Cláudio/ES). A utilização dos óculos de realidade virtual “Vr Box” e os celulares dos estudantes, permitiram observar obras do artista Salvador Dali.
A iniciativa surgiu após a revisão sobre os conteúdos sobre o Surrealismo. Para isso, com uso dos óculos e vídeos em 360º do Museu Dalí (dreamsofdali.org), foi possível apreciar especialmente a obra Reminiscência Arqueológica do Ângelus de Millet (1933) de Salvador Dali, permitindo que os alunos pudessem se mover pelo cenário, explorando elementos disponíveis na perspectiva da pintura.
De acordo com o professor de Arte da escola, Alex Reblim, “a realidade virtual pode ser explorada de várias formas em sala de aula, tornando os conteúdos mais atrativos e os estudantes poderão aprender com maior motivação a partir de cenários realistas”.
Para a aluna Maria Lucia Waiandt, da 1ª série do Ensino Médio, acredita que atividade é interessante. “Acho que aprendemos mais quando usamos a tecnologia, pois ela está cada dia mais presente das nossas vidas”.